sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Banco Mundial: desafio de software

O Grupo Banco Mundial lançou nessa quinta-feira, 07, uma competição para desenvolvedores de software. O concurso se chama Aplicativos para Desenvolvimento.

Programadores são desafiados a criar aplicativos, ferramentas, visualizações de dados ou "mash-ups" que usem o Catálogo de Dados do Banco Mundial e tratem de uma das oito Metas de Desenvolvimento para o Milênio (MDGs).

“ Crie aplicativos para analisar e atacar os antigos problemas do mundo”, disse o presidente da instituição, Robert Zoellick, ao lançar a promoção.

Os apps podem ser criados para ambientes web, móveis, SMS, smartphones, computadores desktop ou placa de dados. As inscrições devem ser feitas até 10 de janeiro de 2011.

A premiação a que os inscritos concorrem é de US$ 45 mil (cerca de R$ 76 mil), em prêmios e suporte financeiro .Grandes organizações podem concorrer a um prêmio de reconhecimento corporativo. Os inscritos vencedores serão apresentados no site do Grupo Banco Mundial.

"Nós gostaríamos de ver exemplos de programadores de todos os lugares usando nossos dados e os combinando com seus próprios dados para desenvolverem aplicativos realmente úteis para o tratamento de problemas locais. Esse é o poder da inovação das massas e é a essência do desafio", acrescentou Aleem Walji, Gerente de Práticas de Inovação do Instituto Banco Mundial.

Fundado em 1944, o Banco Mundial é uma instituição multilateral com 186 países membros dedicada à assistência técnica e financeira para países em desenvolvimento ao redor do mundo. As metas envolvem redução da pobreza através de projetos em diversas áreas.

Mais informações podem ser obtidas no site relacionado abaixo.

http://appsfordevelopment.challengepost.com/

http://web.worldbank.org/WBSITE/EXTERNAL/HOMEPORTUGUESE/EXTPAISES/EXTLACINPOR/BRAZILINPOREXTN/0,,menuPK:3817263~pagePK:141159~piPK:51068153~theSitePK:3817167,00.html