segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

IVC audita edições digitais no iPad

O Instituto Verificador de Circulação (IVC) anunciou nesta segunda-feira, 06, que fará auditorias em versões digitais de publicações no iPad.

Lançado na semana passada no Brasil, o talbet já conta com versões digitais de jornais e revistas brasileiros como Veja, Estadão, O Globo e Folha de S. Paulo.

Segundo o Instituto,  jornais e revistas interessados na auditoria devem ter contrato firmado com a Apple para a distribuição das edições digitais na loja virtual. O movimento passa pelo desenvolvimento de aplicativos para a leitura, além da adequação das publicações para os padrões de leitura do iPad.

Na sequência do processo, em síntese, o IVC passa a considerar a Apple Store uma "banca virtual".

A auditoria afere números de downloads do aplicativo de leitura e das próprias edições digitais. A partir do acordo entre os editores e a Apple, é possível obter informações sobre os valores que envolvem a comercialização, bem como data das vendas e regiões nas quais as compras foram efetuadas, entre outros dados.

Entidade composta por representantes de anunciantes, agências de propaganda e editores, o IVC é uma entidade sem fins lucrativos, dedicada à  auditoria de mídia impressa e online.