quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Wal-mart Lançam serviços para iPad e não pagam taxas à Apple

As lojas Wal-Mart e a Amazon.com revelaram ainda na quarta-feir novos serviços de vídeo e de leitura de livros que foram desenhados para o iPad, da Apple, mas que contornam as taxas cobradas pela empresa de Steve Jobs na venda de conteúdos.

A Wal-Mart, que comprou a vudu.com há um ano e meio, começou a transmitir vídeos a partir daquele portal para o motor de busca do iPad e a Amazon, anunciou hoje o Kindle Cloud Reader, que permite aos utilizadores ler e-books.

A Amazon, vendedora líder de livros eletrónicos, tem uma aplicação do Kindle para o iPad. Mas a Apple obrigou recentemente a empresa a remover o botão para o site do Kindle, onde os utilizadores compram livros. Isto porque a Apple quer que as empresas vendam os seus conteúdos através o iTunes (um sistema também da Apple), arrecandando 30% das vendas.

As empresas de media estão contra esta taxa da Apple e procuram soluções para evitar as aplicações que tenham de ser distribuídas pela Apple App Store.

Aplicações disponíveis só para alguns

O Kindle Cloud Reader é uma aplicação para o leitor de livros eletrónicos Kindle, da Amazon, que permite o acesso instantâneo a 950 mil livros. A ferramenta já está disponível via Safari e Google Chrome, revela a Lusa.

Os utilizadores de Internet Explorer, Firefox, Blackberry Playbook e outros navegadores terão de esperar «pelos próximos meses» para poderem aceder à aplicação.

Os utilizadores têm de proceder a alguns passos para aceder à aplicação e instalar os e-books no iPad. Mas depois disso, conseguem ler os seus livros mesmo sem acesso à Internet.

Já o portal Vudu, da Wal-Mart, disponibiliza vídeos em <>streaming, pelo que exige acesso à Internet. O site Vudu está a usar ferramentas Live Streaming da Apple para funcionar no iPad.

O modelo de negócio da vudu.com é semelhante ao do iTunes: aluga filmes desde um a seis dólares por 24 ou 48 horas e vende-os por cinco ou mais dólares.

Edward Litchy, responsável da Vudu, disse que o portal também vai funcionar em iPhones e em iPod Touch mas a aplicação poderá ser mais complicada de utilizar, uma vez que foi desenhada para os tablets.

 

Fonte: http://www.tvi24.iol.pt/media-e-comunicacoes/ipad-apple-amazon-wal-mart--aplicacoes-agencia-financeira/1272398-5239.html