sexta-feira, 21 de junho de 2013

Nova edição da primeira publicação flip de Tribunais do Trabalho



A Revista Eletrônica da Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho do Paraná tem edições mensais e procura ser temática e inovadora. É também considerada grande fonte de informação sobre o assunto, já que ultrapassou o marco de 350 mil consultas em todas suas edições. É a primeira publicação de Tribunais do Trabalho a utilizar as funcionalidades tecnológicas do “Page Flip”, como rolagem de página eletrônica e pesquisa automática. Essa plataforma é disponibilizada pela Maven.


Nesta edição, o tema principal recorre aos “Grupos Vulneráveis” e foi desenvolvida com intenso sentido de contribuir no aprimoramento ao respeito à dignidade das diversidades e minorias nas relações de trabalho, a coordenação foi conferida ao Desembargador Ricardo Tadeu Marques da Fonseca. Nas palavras dele, há ênfase a importância histórica de dar voz às diversidades e proteção aos grupos vulneráveis:
“A atenção com os grupos vulneráveis inicia-se na OIT, justamente porque esta prospecção em prol da igualdade nos caminhos do mercado evidenciou, desde logo, que determinadas condições humanas, seja em razão da própria característica pessoal, como a infância, ou cultural, como as etnias e as questões de gênero, findam por fragilizar exponencialmente determinados trabalhadores além do que já ocorreria simplesmente pelo embate entre capital e trabalho. [...]”
Além de a revista reunir pesquisa de Acórdãos e Ementas do TRT 9ª Região e do Tribunal Superior do Trabalho Regional e do TST, sinopses e notícias, traz a Declaração de Princípios sobre a Tolerância aprovada pela Conferência da UNESCO em 1995 além do registro fotográfico do Seminário 70 ANOS DA CLT – Os Desafios da Regulamentação do Trabalho no Brasil, promovido nos dias 9 e 10 de maio de 2013, que contou com Conferências formidáveis, entre as quais "Até que ponto as Consolidações Consolidam: o lugar da lei no Direito Contemporâneo", ministrada pelo professor Doutor António Manuel Hespanha (Portugal) e “70 anos da CLT” proferida pelo Ministro Carlos Alberto Reis de Paula, Presidente do Tribunal Superior do Trabalho, que prestigiou a inauguração da Galeria de Diretores da Escola Judicial do TRT 9ª Região.
Consulte a revista pelo endereço http://www.mflip.com.br/pub/escolajudicial.