sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Jornal da Câmara utiliza a tecnologia das Soluções Maven

O Poder Legislativo cumpre papel imprescindível perante a sociedade do País, visto que desempenha três funções primordiais para a consolidação da democracia: representar o povo brasileiro, legislar sobre os assuntos de interesse nacional e fiscalizar a aplicação dos recursos públicos.

Em 2003, a Câmara dos Deputados criou o Comitê de Gestão Socioambiental – EcoCâmara, por acreditar que deve contribuir com o governo no fortalecimento das ações voltadas para um novo modelo de desenvolvimento, economicamente viável, com mais justiça social e menor impacto sobre o meio ambiente.

Para facilitar a implementação e o acompanhamento de suas atividades, o EcoCâmara opta por conduzir projetos segmentados por área temática. A área de TI Verde é responsável por incorporar os preceitos da responsabilidade socioambiental ao ambiente tecnológico da  Câmara, em aspectos que envolvam a aquisição de equipamentos, melhor uso da tecnologia e descarte consciente de material.

E é aqui que entra a Maven, transformando o Jornal da Câmara em uma publicação digital, através da solução Maven. O uso racional do papel vem se tornando uma ação prioritária na Câmara, e agora a mudança chegou ao Jornal. Outro benefício evidente, é a possibilidade de acesso às edições anteriores rapidamente.


O Jornal da Câmara é uma publicação diária, trazendo assuntos gerais e notícias da Câmara dos Deputados.  O periódico pode ser visualizado através do link http://www.camara.leg.br/internet/jornalcamara/ além de estar disponível para tablets e smartphones. 

A ferramenta é bastante intuitiva, ainda assim há o tutorial para auxiliar na navegação:


Alguns índices do Programa da EcoCâmara:

A nova tecnologia empregada tanto no Jornal como em outros processos traz benefícios adicionais no uso racional dos recursos naturais. A Câmara vai economizar quase 3,5 toneladas de papel por mês e deixará de gastar, mensalmente, 750 mil folhas de papel para imprimir pautas, atas e outros documentos das comissões.

Para maiores informações visite o site da Câmara dos Deputados: http://www2.camara.leg.br/