terça-feira, 30 de setembro de 2014

TCU utiliza tecnologia Maven para visualização de processos e documentos

Visualização de processos com MavenDoc
O TCU, Tribunal de Contas da União, passa a utilizar soluções personalizadas para visualização processos eletrônicos da empresa gaúcha Maven Inventing em formato HTML5.

O visualizador de processos está disponível para todos os sistemas de gestão de  processos e documentos do Tribunal, a exemplo do e-TCU/Administrativo. Permite a leitura dos  processos eletrônicos do TCU de forma fácil e intuitiva, com funcionamento semelhante aos  leitores de livros e revistas digitais. Com a utilização do visualizador, espera-se facilitar a consulta  às peças dos processos para as quais o usuário tiver acesso. 


Recursos ampliados
Além de visualizar as peças processuais com total segurança, auditoria e controle, os usuários contam com uma série de recursos que facilitam o trabalho de análise, pesquisa e organização dos processos, tais como: Anotações, Páginas favoritas, Pesquisa, Marca-textos, modo PDF, Zoom, modo texto, entre outras. Esses recursos estão disponíveis em formato HTML5, não necessitando do plugin Adobe Flash, solução inovadora desenvolvida em 2013 pela Maven.

A versão para iPad, por exemplo, permite que o usuário consiga folhear as páginas de um processo como se fosse um ebook, bastando "passar o dedo" na tela do dispositivo da Apple. O mesmo recurso foi implantado para exibição de processos em iPhone, Android e demais dispositivos móveis.


Visualizador de processos em HTML5 no TCU com tecnologia Maven

Infraestrutura desafogada
A Maven venceu em 2012 o Prêmio Referências em TI na categoria infraestrutura e de lá até aqui a solução sofreu melhorias e adaptações para a realidade dos tribunais. O visualizador instalado resolve o problema de uso da rede dos tribunais e suas unidades espalhadas pelo país pois as páginas são carregadas sob demanda, não precisando realizar o download de todo o processo. Mesmo um documento com 30 mil páginas é aberto para o usuário no browser no mesmo tempo de um documento com 5 páginas e permite a exibição em várias abas de vários processos ao mesmo tempo sem onerar o navegador do cliente.

O produto é customizado pela Maven Inventing Solutions com soluções diferenciadas para atendimento ao segmento comercial e governo. O visualizador de processos eletrônicos possui integração direta com os sistemas de gestão processual dos tribunais de forma transparente e segura e hoje está presente em diversos tribunais e órgãos de todo o país. 

O TCU
O Tribunal de Contas da União (TCU) é instituição brasileira prevista na Constituição Federal para exercer a fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial da União e das entidades da administração direta e administração indireta, quanto à legalidade, à legitimidade e à economicidade e a fiscalização da aplicação das subvenções e da renúncia de receitas. Auxilia o Congresso Nacional no planejamento fiscal e orçamentário anual. Tanto pessoa física quanto pessoa jurídica, seja de direito público ou direito privado, que utilize, arrecade, guarde, gerencie ou administre dinheiros, bens e valores públicos ou pelos quais a União responda, ou que, em nome desta, assuma obrigações de natureza pecuniária tem o dever de prestar contas ao TCU. Conforme o art. 71 da Constituição Federal o Tribunal de Contas da União é uma instituição com autonomia administrativa, financeira e orçamentária. O tribunal não está ligado diretamente a nenhum poder, o que faz com que seja um órgão independente.

Fontes e referências
http://portal2.tcu.gov.br/portal/page/portal/TCU/imprensa/banco_imagens_tcu e http://portal2.tcu.gov.br/portal/page/portal/TCU/comunidades/tecnologia_informacao
http://pt.wikipedia.org/wiki/Tribunal_de_Contas_da_Uni%C3%A3o