quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Isso é sua vida, isso também é Gazeta

Excelente história publicada pela ANJ (Associação Nacional de Jornais) a respeito da Gazeta do Povo, cliente da Maven. Com as soluções da Maven a Gazeta do Povo publica diversos conteúdos, desde guias como Viver Bem, Haus, enkontra, revistas como Bom Gourmet, Guia Delivery até o jornal principal diário apenas para os assinantes.
Isso Tambem e Gazeta - Casa
Uma marca de 96 anos tem muita história para contar, já acompanhou tantas mudanças, os altos e baixos da economia, da política, a evolução cultural e as transformações de tantas gerações. Esse repertório aumenta ainda mais quando se trata de um veículo de comunicação. A Gazeta do Povo, que faz parte do Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCOM), se posiciona como uma marca que está o tempo todo com seus leitores. Prova disso é a reinvenção pela qual a empresa tem passado para estar atenta às tendências quando o assunto é comunicação.
A nova campanha institucional, que foi lançada no último domingo (23), reforça a presença da marca em qualquer que seja o momento de vida das pessoas. O conceito é mostrar que os produtos e as ações da Gazeta do Povo estão presentes, direta ou indiretamente, no dia a dia de todos. Todas as peças criadas pela The Getz levam a assinatura “Isso é sua vida, isso também é Gazeta”.
A campanha vem para reforçar o posicionamento multiplataforma da Gazeta do Povo, que oferece informação, serviço e diferentes opiniões nas plataformas impressa e digital, seja desktop, tablet ou mobile, em projetos especiais e eventos. “Há algum tempo deixamos de ser apenas um jornal. Consolidamos nosso posicionamento como uma plataforma presente no dia a dia das pessoas. Queremos ser um grande amigo ou até mesmo um confidente dos nossos leitores”, diz Axeu Beluca, diretor de Marketing da Gazeta do Povo Jornais.
O reflexo desse posicionamento adotado pela Gazeta do Povo nos últimos anos se dá em nos índices de audiência, provando que nunca se leu tanto jornal como hoje em dia, seja na internet ou no impresso. Os resultados mostram mais de 720 mil leitores semanais de acordo com estudos do Ipsos Marplan e mais de 60% de crescimento em unique visitors no primeiro semestre deste ano em comparação ao ano anterior, segundo dados da ComScore Digital Analytix.  O diretor de Marketing acredita que “o conteúdo dos veículos de comunicação movimenta as redes sociais e os ambientes de discussão em casa ou na rua”, diz.
Jornal visto com outros olhos
Essas transformações indicam algumas das estratégias adotadas pelos jornais para se adequar aos novos hábitos e melhorar a experiência dos leitores. “Nós nos acostumamos a olhar para a força do meio por um ângulo que o empequenece. O jornal não é só papel. Precisamos ressignificar o termo jornal. Hoje, as empresas são multiplataforma”, diz Ana Amélia Cunha Pereira Filizola, diretora da Unidade de Jornais do GRPCOM, que participa diretamente no comitê da Associação Nacional dos Jornais (ANJ) para reposicionar o meio jornal.
Essa percepção tem impacto direto na relação entre o mercado e os jornais. “A equivocada mensuração do alcance dos jornais com base apenas no número de exemplares vendidos e não na audiência e do preço passa a sensação de falta de efetividade do meio”, explica Ana Amélia.
Segundo dados de pesquisa do Ipsos Marplan, 62% dos leitores de jornal não fazem outra atividade enquanto estão lendo. “Isso quer dizer que a mensagem publicitária tem uma chance infinitamente menor de dispersão do que em outros meios como, TV, rádio e internet. Além disso, a pesquisa mostra ainda que os leitores de jornal têm o maior recall de propaganda”, acrescenta. Para reverter essa situação, a Gazeta do Povo junto a ANJ tem sido pioneira na discussão e elaboração de metodologia de audiência, integrando players importantes como Marplan e Comscore.
Conquista de diferentes públicos
Novas iniciativas e produtos refletem a evolução do meio jornal, que está aproveitando e criando oportunidades para cativar os leitores independentemente da plataforma. “Acompanhamos nossos leitores em sua jornada diária disponibilizando as melhores informações e serviços facilitando assim seu cotidiano”, destaca Beluca.
A reinvenção da Gazeta do Povo também se traduz em novos produtos para atingir nichos de mercado. A plataforma Bom Gourmet Gazeta do Povo – patrocinada pela Eletrolux, Compagás, Paganini e Pátio Batel – conta com revista, aplicativo, site, canal de vídeo e eventos, como o já tradicional Prêmio Bom Gourmet, realizado há seis anos para eleger os melhores pratos de restaurantes de Curitiba em diversas categorias e premia os chefs que mais se destacaram durante o ano na gastronomia paranaense. O Festival Bom Gourmet, lançado este ano, reúne cerca de 90 restaurantes que oferecem menu completo – com entrada, prato principal e sobremesa – a preço promocional. E agora os holofotes estão voltados ao Estúdio Bom Gourmet Gazeta do Povo | Pátio Batel, o primeiro estúdio gastronômico aberto para o público gravar suas receitas e participar de aulas-show e eventos.
Para atender ao público que se interessa por arquitetura, decoração, design e jardinagem, recentemente foi lançada a plataforma Haus, que conta com revista impressa, site e podcast. Este ano, o Núcleo Estilo de Vida Gazeta do Povo, espaço que abriga a redação que produz todas as revistas, está repaginado e fez parte da Casa Cor Paraná. Como a marca Viver Bem é referência e está no dia a dia dos leitores paranaenses há 30 anos, ela se desdobrou em várias revistas com periodicidade trimestral ou quadrimestral. Os novos títulos são: Viver Bem Saúde, Viver Bem Filhos, Viver Bem Maternidade, Viver Bem Mais e Viver Bem Casamento e Festas.
Na linha dos guias de serviços, o portfolio da Gazeta do Povo Jornais tem o Guia Delivery de restaurantes que entregam comida em casa, o Enkontra.com Lançamentos, em Obras e Prontos para morar – uma revista publicitária exclusiva para os lançamentos imobiliários e o Enkontra.com Serviço em Casa, de serviços gerais que o consumidor pode ter em casa.
O Agronegócio Gazeta do Povo é uma frente que a cada ano ganha representatividade no mercado nacional pelo seu conhecimento técnico jornalístico. A Expedição Safra, projeto desenvolvido desde o ciclo 2006/07, completa 10 anos. O projeto consiste em um levantamento técnico-jornalístico da produção de grãos. Da América do Sul à América do Norte, a sondagem periódica percorre em 15 estados brasileiros, mais as regiões produtoras dos Estados Unidos, Paraguai, Argentina e Uruguai. Para ampliar a discussão sobre mercado, desde a temporada 2010/11 a Expedição estabeleceu os chamados roteiros extraordinários, com incursões à Europa (Alemanha, Holanda, Bélgica e França), China e Índia.
Outra iniciativa é o Foro de Agricultura de America del Sur, evento anual que reúne mais de 500 produtores, técnicos, investidores e  influenciadores de diversos países para colocar a América do Sul como ponto central da discussão do consumo global. O Fórum, que terá sua terceira edição em novembro deste ano, vem utilizando todas as plataformas e a força da Gazeta do Povo para ser esse mediador da cadeia produtiva.
Branded Content e projetos especiais
A Gazeta do Povo tem investido no Núcleo de Projetos Especiais e Branded Content para aproveitar a audiência gerada pelos jornais nas diferentes plataformas, promovendo o relacionamento das marcas com os leitores e formadores de opinião. O diretor de Marketing da Gazeta do Povo Jornais ressalta o objetivo de intensificar a atuação no mercado nacional, oferecendo oportunidades para que grandes empresas consigam trabalhar regionalmente suas marcas.
Um exemplo de projeto que utiliza diferentes formas de conteúdo é o PME Gazeta do Povo, que garante frequência constante dos patrocinadores nas plataformas e o desdobramento em dois grandes eventos em parceria com a Endeavor. Realizado desde 2013, o projeto conta com reportagens sobre o assunto na Gazeta do Povo, eventos com empreendedores que relatam suas experiências, com o propósito de inspirar e motivar a plateia que está trilhando seus caminhos nos negócios. 
Para Milton Fabrício Pereira, gerente comercial de Projetos Especiais e Agronegócio, a aposta é associar a força do conteúdo e relevância com a audiência dos jornais que integram a Unidade Gazeta do Povo Jornais para criar ações e eventos que proporcionem experiência e envolvimento para os parceiros comerciais, ganhando a percepção de um serviço único para os leitores e assinantes.
Benefícios e experiências para o leitor 
Marcas que conseguem traduzir seus valores de forma autêntica conseguem gerar percepções e proporcionar experiências a ponto do seu público se identificar e se conectar com a marca, com suas ações, serviços e produtos. O consumidor tem a expectativa de ser surpreendido, admira marcas ativas e valoriza a simplicidade, autenticidade a personalização. O Clube Gazeta do Povo promove ações de engajamento com seus assinantes, oferecendo benefícios, vantagens, experiências exclusivas relacionadas à cultura e entretenimento no Paraná.
De acordo com Alexandra Carvalho, diretora Comercial de Audiência, a Gazeta do Povo Jornais oferece uma rica e qualificada segmentação de audiência.  “A credibilidade de seus jornais, associada à experiência de qualidade e a conexão com o mercado reforçam o engajamento com o público leitor e criam um ambiente de alto valor para as marcas”, diz. Ela acredita que o Clube reforça esse engajamento com o leitor, agregando experiências de valor e benefícios de cliente preferencial em shows, restaurantes, peças teatrais, cinema e serviços. “Além da força da audiência, a Gazeta atua pelo desenvolvimento social, participa da vida do leitor e trabalha para tornar a experiência com nossos produtos mais relevante a cada dia”, acrescenta.
Fonte: http://www.anj.org.br/2015/08/26/isso-e-sua-vida-isso-tambem-e-gazeta/