quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Empresas enxergam estratégia digital de forma separada do negócio

Pesquisa do Gartner indica que iniciativa precisa ser vista como parte da estratégia global da empresa para gerar resultados significativos

Empresas enxergam estratégia digital de forma separada do negócio
Um penhasco cada vez maior está se formando entre organizações já realizam iniciativas digital versus aquelas que estão na fase de planejamento ou nem mesmo pensam no tema. É o que aponta novo estudo do instituto de pesquisas Gartner. 

A pesquisa constatou que 32% dos líderes de organizações com receita anual igual ou superior a US$ 250 milhões disseram suas empresas estão inseridas na categoria negócio digital. No ano passado, o índice foi de 22%.
 
Para chegar a esses dados, o Gartner ouviu 304 profissionais nos Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha e Austrália, entre maio e junho 2015, para compreender como as companhias estão identificando e explorando novas oportunidades de negócios com base no digital.
 
A pesquisa também revelou que a maioria das empresas que realiza iniciativas de negócios digitais não faz distinção entre estratégia de negócio digital e estratégia de negócio. Aqueles que atualmente encontram-se na fase de planejamento enxergam esses dois itens de forma separada. Na visão do Gartner isso pode dificultar a migração de algumas companhias para o digital e até mesmo resultar em falhas no processo.
 
Outros resultados da pesquisa mostram que executivos mergulhados nos negócios digitais estão agora investidos em pilotar e implantar a estratégia, enquanto que as organizações em fase de planejamento estão se concentrando na investigação e experimentação.
 
Além disso, entre os estímulos externos para os negócios se tornarem digitais é abraçar a tendência, seguida pela criação de um ambiente altamente colaborativo e apoio à mudança de tecnologia orientada para o cliente.
 
Quando questionados sobre o impacto do negócio digital nos próximos cinco anos, os líderes organizacionais esmagadoramente concordaram que o resultado é obter melhorias na experiência do cliente e engajamento, com 86%, organização da TI, também com 86%, produtividade da força de trabalho (84%) e organização de vendas (83%).

Fonte: http://itforum365.com.br/noticias/detalhe/116901/empresas-enxergam-estrategia-digital-de-forma-separada-do-negocio