Entenda por que você deve transformar seu conteúdo impresso em digital

Share on FacebookShare on Google+Pin on PinterestTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

A expansão digital influenciou mudanças em diversos mercados, transformando o modelo de negócio dos meios de comunicação. O jornalismo impresso é um dos ramos mais afetados pelo surgimento do conteúdo digital.

A internet mudou a forma como os usuários interagem com as mídias. Antigamente, o público era apenas um receptor das mensagens. O conteúdo jornalístico chegava ao seu conhecimento e não havia uma troca de impressões, sensações ou complementação da informação veiculada.

Mesmo antes da popularização da internet, o público começou a demandar uma voz ativa sobre ao menos algum pedaço das publicações. Assim surgiram as editorias como “Espaço do Leitor”. O universo digital fomentou esse anseio antigo de interagir ou ser a notícia. O público não apenas pode como demanda participar da criação do conteúdo.

A internet costuma assustar os negócios tradicionais, mas pode ser uma grande aliada para o seu crescimento. Aproveitar os seus pontos fortes permite associar dois fatores fundamentais na distribuição de uma informação: a fonte de credibilidade e o leitor engajado.

Considerando esse contexto, conheça as principais vantagens de transformar um conteúdo impresso em digital.

Relacionamento e engajamento com o público

É importante destacar que o consumo de internet no Brasil cresce a cada ano, principalmente com o mercado de celulares. A tendência de crescimento é grande, também, em cidades do interior que têm recebido grande aporte de investimento das empresas de telecomunicação com a expansão da tecnologia 3G e 4G.

Esses dados servem para confirmar que o público está on-line e já consumindo conteúdo digital de outras fontes e canais. Estar presente é também uma forma de posicionamento e manutenção da marca no consumo do já tradicional cliente.

Atuar no espaço virtual garante o relacionamento com esse público de diversas formas: interações por comentários, vídeos, enquetes, infográficos e até materiais colaborativos que podem ser usados, principalmente, para a construção de informações em tempo real. O usuário consome, colabora e enxerga mais valor no conteúdo.

Informações em tempo real

Os acontecimentos e a demanda por informação não consideram o horário de fechamento de uma imprensa tradicional.

A velocidade das notícias é determinante para o consumo do conteúdo, podendo ser trabalhadas facilmente na internet.  Notas de acontecimentos relevantes e até transmissão de eventos locais podem ser interessantes para engajar e informar o público. Os usuários podem contribuir com informações e imagens de tais situações, tornando o conteúdo ainda mais atraente e completo.

Esse tipo de material está alinhado com o ambiente digital em que os leitores já costumam estar on-line: as redes sociais. Essas plataformas funcionam como uma porta de entrada para divulgar esse tipo de conteúdo, alcançar novo público e engajar a audiência.

Mais visibilidade do conteúdo digital

O conteúdo digital rompe a barreira geográfica da mídia impressa, podendo atingir o público de qualquer lugar com acesso à internet.

Uma única matéria publicada pode atingir milhares de leitores sem que seja necessário aumentar o esforço de redação, impressão e distribuição. Além disso, o conteúdo digital tem duração ilimitada. Um artigo poderá sempre ser encontrado diretamente no site ou por meios de buscadores de páginas on-line como o Google.

Novas formas de rentabilidade

Assim como usado na mídia impressa, a publicidade é um dos principais meios de gerar receita on-line. O valor recebido pode ser significativo porque, na internet, os anúncios divulgados no site podem ser personalizados para cada tipo de usuário on-line.

O ambiente digital permite, também, a parceria com outras empresas, visando à distribuição de cupons de desconto, alimentação de conteúdo específico para outros canais e até a criação de serviços exclusivos para usuários cadastrados ou assinantes de alguma mensalidade.

A internet pode ampliar, fidelizar e rentabilizar o público consumidor de conteúdo. Com um mesmo custo de produção, é possível atingir mais leitores sem qualquer barreira física ou geográfica. Também é possível gerar mais informação de qualidade com a própria participação dos usuários.

Para expandir qualquer tipo de negócio, é fundamental analisar as tendências do mercado e explorar os seus principais benefícios. O conteúdo digital pode ser o complemento fundamental para o jornalismo ao relacionar tradição e credibilidade com interação e alcance.

Gostou do conteúdo? Curta a nossa página no Facebook e fique por dentro de outros posts como esse!

1 Comentário

  1. Nido Meireles disse:

    O Impresso + Digital juntos = Sucesso !!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *